Correio Divinopolitano

Relatório da Abin aponta risco de interferência dos EUA na eleição brasileira de 2026

Relatório da Abin aponta risco de interferência dos EUA na eleição brasileira de 2026

Um documento confidencial elaborado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) revelou que os riscos de ingerência e pressão do governo dos Estados Unidos no processo eleitoral brasileiro de 2026 atingiram um nível considerado crítico. Encaminhado ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de agosto, o relatório alerta para uma escalada na pressão exercida pelos Estados Unidos sobre o Brasil, caracterizada por uma intensificação seletiva e uma reconfiguração das ações de influência, sem, contudo, romper o padrão estrutural de interferência já existente na relação bilateral.

Segundo o documento, a Abin identifica que a reafirmação do domínio geopolítico dos EUA na América Latina tornou-se prioridade central na estratégia do segundo mandato do ex-presidente Donald Trump. A análise, à qual a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, teve acesso, detalha que a estratégia norte-americana visa conter o avanço de potências rivais na região, especialmente a China, impedindo seu acesso a ativos estratégicos e infraestruturas essenciais. Além disso, o relatório aponta que Washington busca forçar o realinhamento de países-chave na sua órbita de influência, adotando uma postura de resistência às tentativas de autonomia por parte de governos que se mostram mais independentes.

Dentro desse cenário regional, o Brasil se destaca por manter um governo com maior disposição política e capacidade de sustentar sua autonomia internacional, o que tem provocado uma resposta mais agressiva por parte de Washington. Como consequência dessa postura de resistência, o país passou a ser alvo de retaliações econômicas, comerciais e diplomáticas por parte da Casa Branca. Um fator que contribuiu para o aumento da tensão foi a atuação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que, segundo o relatório, atuou junto à administração norte-americana, sendo posteriormente condenado pelo Supremo Tribunal Superior (STF) a 4 anos e 2 meses de prisão por coação e por facilitar a interferência dos EUA no Brasil.

A partir de maio, mesmo com momentos de relativa distensão diplomática entre Trump e Lula, a Abin identifica uma ofensiva contínua por parte dos Estados Unidos. Entre as ações, destaca-se a classificação de facções criminosas brasileiras como “organizações terroristas” pelo governo Trump, o que serviu de justificativa para a imposição de barreiras comerciais e sanções administrativas contra alvos específicos no Brasil. Essa estratégia culminou na aplicação de sanções diretas a cidadãos e empresas brasileiras, acusados de vínculos com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Essas medidas tiveram impacto direto na economia nacional, restringindo transações em dólar, prejudicando a reputação de empresas brasileiras e expondo instituições financeiras locais a riscos de retaliações secundárias.

O relatório também destaca a atuação de Marco Rubio, senador e secretário de Estado e assessor de Segurança Nacional de Trump, como uma figura central na articulação dessa política de pressão. Segundo a inteligência brasileira, Rubio buscou personalizar o embate ao atribuir publicamente a Lula a responsabilidade por tarifas comerciais, alimentando narrativas políticas que encontram forte eco na oposição interna ao governo brasileiro. Além disso, o documento aponta que Rubio tem uma postura ideológica voltada a enfraquecer governos progressistas na região, estimulando a ascensão de lideranças conservadoras alinhadas aos interesses de Washington.

No âmbito das tentativas de influência direta no processo eleitoral de 2026, o relatório revela que a Casa Branca chegou a propor uma minuta de declaração conjunta que exigia que o Brasil não limitasse a participação de dissidentes políticos nas urnas, uma ação interpretada por Brasília como uma ingerência na soberania nacional e no judiciário. Em resposta, o presidente Lula rejeitou categoricamente a proposta, classificando-a como “arquivo morto” e reforçando a posição de que o Brasil não aceitará imposições externas sobre suas riquezas minerais e sua autonomia institucional.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *